Desenvolvimento Institucional


missao

MISSÃO

A Faculdade Teológica Batista de São Paulo tem como missão fundamental capacitar teólogos, pastores, obreiros, ministros especialistas em áreas específicas do ministério religioso para o serviço das igrejas e professores para as instituições de ensino teológico e ministerial, e que possam promover transformações qualitativas no contexto sócio-religioso da atualidade, tendo como base os fundamentos bíblicos. Para isso, considera que a formação dos alunos deve incluir os diversos aspectos de sua vida que, na busca de sua formação integral, contemplem aspectos relativos ao: SER, SABER/REFLETIR, FAZER, SENTIR E CONVIVER.

VISÃO

Desenvolver a capacitação de teólogos, pastores, obreiros, ministros especialistas em áreas específicas do ministério religioso para que saibam ler criticamente o mundo contemporâneo e busquem soluções aos dilemas sócio-religiosos, fundamentados na compreensão bíblica da realidade.

A Faculdade Teológica Batista de São Paulo tem sido referência na formação teológica e ministerial, por meio de práticas educacionais ético-cristãs que enfatizam: o aprendizado e compreensão das Escrituras e da fé cristã; a comunicação eficaz da fé cristã; a edificação e preparo da igreja para o culto e serviço cristão, inclusive fomentando o espírito cooperativo social; a vivência como cidadãos deste mundo; no desenvolvimento de uma vida cristã piedosa e devocional; a vivência dos princípios de mordomia cristã; enfim, em tudo o que lhe dê condições de ser um cidadão fiel e bem preparado para também preparar outros na vivência sadia e eficaz para o engrandecimento de nosso Deus como o Senhor de tudo e acima de tudo e todos.
A cultura organizacional da nossa Instituição caracteriza-se por iniciativas que envolvem avaliação contínua das pessoas nela inseridas; os projetos e processos, orientam as atividades de todas as áreas que compõem a Teológica.

Instrumentos de gestão

  • Processo de auto-avaliação CPA (Comissão Própria de Avaliação – MEC) – instrumento que avalia a Instituição como um todo, abrangendo os seguimentos: docente, discente, comunidade e corpo servidor;
  • Comissão Externa de Avaliação CEA – O Ministério da Educação e Cultura (MEC), por intermédio de um dos seus instrumentos de avaliação, tem a função de analisar, supervisionar e aprovar, de acordo com os dispositivos legais, a Instituição de Ensino;
  • Avaliação da docência – especifica para avaliar o trabalho do professor em todos os seus níveis;
  • Ouvidoria – Canal direto com os colaboradores da instituição e receptores de serviços por ela prestados, visando o aprimoramento institucional, a partir dos relatórios obtidos pelo ouvidor;
  • Capacitação da equipe técnico-administrativa de forma contínua;
  • Outros instrumentos internos, tal como: “Fale conosco” espalhados pelos pontos de atendimento da instituição, inclusive de forma eletrônica pela WEB.

 

Ensino

A política de ensino busca alcançar horizontes que indicam a promoção de ensino de qualidade, os avanços da ciência e dos processos de ensino-aprendizagem, com base em princípios de interdisciplinaridade na articulação das áreas do saber.
Novas metodologias de apropriação e produção do conhecimento procuram estar interligadas à iniciação científica, o estímulo ao estudo, e orientam suas ações por critérios de qualificação do trinômio ensino-pesquisa-extensão, levando em conta a interdisciplinaridade, tomando como referência essencial a avaliação permanente.

Corpo Docente

A Faculdade Teológica Batista de São Paulo conta no seu quadro de colaboradores docentes com 10 (dez) professores de tempo de dedicação integral e parcial, sendo que a maior parte deles, com a responsabilidade de pesquisa, mesmo que esse não seja o foco de uma Faculdade com a característica da nossa.

  • A partir de 2007 os professores de tempo de dedicação foram integrados nessa modalidade;
  • Nos últimos anos, 57% dos docentes tiveram uma evolução em sua formação, seja para especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado;
  • A escola conta com professores americanos, em parceria com uma missão confessional americana.

 

Iniciação à pesquisa

  • Projeto de Iniciação Cientifica – oportunidade aos alunos para pesquisarem temas da teologia orientados por um docente;
  • Semana Cultural - temas vinculados à área Cultural e da Teologia;
  • Curso de Extensão: A construção da personalidade moral – oferecido a alunos e demais interessados;
  • Mostra de Pesquisa em Teologia e Jornada Cientifica – exposição dos resultados dos Projetos de Iniciação Cientifica e dos trabalhos científicos de estudantes e pesquisadores de outras instituições;
  • Semana de Estudos Teológicos – com temas específicos para a área de teologia.

 

Interação e Desenvolvimento da Sociedade

Com a personalidade de instituição sem fins lucrativos, a Teológica tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, especialmente da comunidade na qual está inserida, oferecendo ferramentas práticas para o dia a dia nas várias áreas e serviços prestados à comunidade, seja por meio do aperfeiçoamento dos serviços públicos, seja também para o incremento de informação aos interessados, integrantes da comunidade.

  • Curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para policiais militares do Estado de São Paulo, enfermeiros e enfermeiras, bombeiros, entre outros;
  • Cursos básicos na área de teologia e música para leigos e líderes de igrejas locais;
  • Curso de línguas estrangeiras em parceria com escolas de línguas para alunos e comunidade externa.

Inserção dos alunos nas igrejas e no campo missionário

Resultados

  • 85% dos alunos graduados e pós-graduados são atuantes nos ministérios das igrejas locais e também no campo missionário, seja nacional ou internacional;
  • 100% dos alunos dos últimos semestres dos cursos de graduação estão inseridos nas práticas de estágios nas igrejas e em instituições diversas;
  • 80% dos alunos formados passam por exames avaliativos, sendo necessária sua aprovação por um concílio técnico para efetivação de sua titulação pastoral e ministerial.

 

Alunos formados

Desde 1961 a Faculdade Teológica Batista de São Paulo tem formadoalunos, seja bacharéis em Teologia, curso livre de Música Sacra, Missões,Educação Religiosa, Pós Graduação, Básico de Teologia.
Até o ano de 2011 foram formados 2358 alunos nos diversos cursosoferecidos, mas principalmente no curso de Bacharel em Teologia, conformedemonstrado no gráfico abaixo nos anos de 2005 a 2011.

formandos2011

A Faculdade Teológica Batista de São Paulo entende que a bolsa de estudo é um mecanismo para atender o aluno e/ou aluna vocacionado, com capacidade acadêmica, aprovados no processo seletivo e que necessitam de apoio financeiro para cursar a graduação e demais cursos contemplados nesse programa.
O Fundo de Bolsas é uma das principais campanhas de Captação de Recursos da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. A cada ano, notamos um sensível aumento na demanda por bolsas de estudo na FTBSP.
Apoiar o Fundo de Bolsas significa contribuir para sua perenidade e para que nossa Teológica continue oferecendo aos irmãos e irmãs vocacionados, a oportunidade de acesso à educação teológica integral e de referência.

Principais fontes de receita do Fundo de Bolsas

São 3 (três) os recursos que compõem o Fundo de Bolsas:

1. Percentual da receita bruta da FTBSP
2. Restituição dos alunos bolsistas
3. Doações, sejam de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas


Resultados em 2008

  • 81 alunos no 1° semestre e 87 no 2° semestre foram bolsistas,com percentuais de descontos variando de 10% a 100%;
  • 2 alunos no 1° semestre e 2 no 2°, receberam bolsa por mérito colaborativo;
  • Média acadêmica dos alunos bolsistas superior a 7,3;
  • Média de freqüência dos alunos bolsistas superior a 82%

 

Resultados em 2009

  • 99 alunos no 1° semestre e 97 no 2° semestre foram bolsistas, com percentuais de descontos variando de 10% a 100%;
  • 2 alunos no 1° semestre e 2 no 2°, receberam bolsa por mérito colaborativo;
  • Média acadêmica dos alunos bolsistas superior a 7,5;
  • Média de freqüência dos alunos bolsistas superior a 85%

 

Resultados em 2010

  • 89 alunos no 1° semestre e 76 no 2° semestre foram bolsistas, com percentuais de descontos variando de 10% a 100%. No total foram 165 alunos bolsistas;
  • 1 aluno no 1° semestre e 2 no 2°, receberam bolsa por mérito colaborativo;
  • Média acadêmica dos alunos bolsistas superior a 7,8;
  • Média de freqüência dos alunos bolsistas superior a 88%

Resultados em 2011


  • 96 alunos no 1° semestre e 91 no 2° semestre foram bolsistas, com percentuais de descontos variando de 10% a 100%. No total foram 187 alunos bolsistas; 
  • 1 aluno no 1° semestre e 1 no 2º, receberam bolsa por mérito colaborativo;
  • Média acadêmica dos alunos bolsistas superior a 8,9;
  • Média de freqüência dos alunos bolsistas superior a 91%

 


Resultados em 2012 - 1º Semestre


  • 82 alunos no 1° semestre foram bolsistas, com percentuais de descontos variando de 10% a 100%;
  • 1 aluno no 1° semestre recebeu bolsa por mérito colaborativo;
  • Média acadêmica dos alunos bolsistas superior a 9,0;
  • Média de freqüência dos alunos bolsistas superior a 90%


Alunos Bolsistas 2001 ao 1º Semestre de  2012

   

A participação anual da nossa Instituição no fundo de bolsas representa cerca de 10% da receita bruta do período, possibilitando o acesso de alunos carentes ou com poucos recursos aos diversos cursos oferecidos. A concessão de bolsas tem crescido semestralmente, conforme demonstrado no gráfico acima; isso demonstra a necessidade de a Teológica firmar parcerias e receber doações para garantir a perenidade do Fundo de Bolsas.

bolsistas2012

A participação anual da nossa Instituição no fundo de bolsas representa cerca de 10% da receita bruta do período, possibilitando o acesso de alunos carentes ou com poucos recursos aos diversos cursos oferecidos.
A concessão de bolsas tem crescido semestralmente, conforme demonstrado no gráfico acima; isso demonstra a necessidade de a Teológica firmar parcerias e receber doações para garantir a perenidade do Fundo de Bolsas.

Depoimentos

“Receber a bolsa de estudos da FBTSP é mais do que um incentivo aos estudos, é uma demonstração que eu estou numa instituição que se importa comigo”.
Reinaldo Vieira Júnior
Formado em Bacharel em Teologia

”Receber bolsa de estudos possibilitou a continuidade do curso que estava na etapa final. Ficamos muito gratos, igreja e eu, pela ajuda da Faculdade uma vez que isso não é comum em outras instituições de ensino”.
Gerson Almeida
Formado em Bacharel em Teologia

Fundo de Bolsas

O Fundo de Bolsas, por meio de seus recursos, tem por objetivo garantir a perenidade do Programa de Bolsa oferecido aos alunos.

Resultados dos Recursos para Bolsas em 2009

  • Meta – R$ 165.000,00 (valor concedido no período)
  • Montante Captado – R$ 47.095,63
  • Doadores diversos: Instituição internacional e pessoa física local

Impacto da Captação no Programa de Bolsas

  • Ampliação do número de bolsas concedidas e aprimoramento do procedimento para solicitação pelo aluno, para identificação da real necessidade da concessão da bolsa;
  • Redução no número de evasão;
  • Redução da inadimplência, já que passou a ser obrigatório o pagamento da diferença do valor da mensalidade subtraído o percentual de bolsa.


Resultados dos Recursos para Bolsas em 2010

  • Meta – R$ 153.000,00 (valor concedido no período)
  • Montante Captado – R$ 46.697,00
  • Doadores diversos: Instituição internacional e pessoa física local, professores, entre outros

Meta para o Fundo de Bolsas – 2011

  • Meta – R$ 169.000,00 (valor concedido no período)
  • Montante Captado – R$ 63.415,36
  • Doadores diversos: Instituição internacional e pessoa física local, professores, entre outros

Meta para o Fundo de Bolsas – 2012

  • R$ 185.900,00
  • Montante Captado até agora – R$ 57.328,99

10% a mais do orçamento para o fundo em 2011

Ampliação das Instalações da Teológica

  • Razões para a ampliação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo como espaço de formação de líderes:
  • Geração de mais valor à comunidade local, igrejas e campo missionário, com a ampliação da oferta de cursos e salas de aula;
  • Aumento do número de vagas para os diversos cursos já oferecidos;
  • Crescimento da demanda por Educação Teológica de qualidade;
  • Estudo para lançamento de novos cursos.

Dados sobre a ampliação

  • Aumento de 78% de área útil das salas de aula do 1° e 2° andares (+ 533,24 m²);
  • Expansão natural – torre do prédio “Werner Kaschel” integrada ao prédio “Thurmon Bryant”;
  • 3 novos andares;
  • 10 novas salas de aula – formato convencional para aulas expositivas;
  • Mais 410 novos assentos nas salas de aula (1° e 2° andares);
  • Ampliação dos 362,17 m² atuais da biblioteca para 844,14 m², incluindo um auditório de pequeno porte para palestras, cerimônias e demais apresentações (vide projeto nas imagens abaixo);
  • Ampliação no espaço para interação social distribuído pelo prédio – mais 430,70 m².

 


Havendo interesse em contribuir com a ampliação da infra-estrutura da Teológica, entre em contato pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone: (11) 3879-3600/ (11) 9-9440-2135 e conheça detalhes do projeto de expansão.